JUFRA Filhos de Assis (Vigia-PA) Realiza 4ª Jornada Franciscana Pelos Direitos Humanos.

 



Nos dias 11, 12, 13 e 14 de dezembro, demos inicio em nossa fraternidade "FILHOS DE ASSIS", a "IV jornada franciscana pelos direitos humanos" que tem como tema: "MINERAÇÃO E VIDA". Com a participação assídua da fraternidade, fomos a cada dia abordando os temas que nos eram propostos. Os encontros eram dirigidos pela irmã da subsecretaria de DHJUPIC (Bianca Teodósio). A cada tema discutido, era claro o espanto e a alegria de nossos irmãos por está conhecendo e aprendendo coisas que até então eram desconhecidos para todos nós. Iniciamos sempre com orações pedindo ao espírito santo que se faça presente entre nós e que nos encha de sabedoria, para que possamos entender o que nos será presenteado. Iniciamos os encontros lendo a cartilha que continha o conteúdo de cada tema, a cada pergunta surgia um novo debate sempre com o pensamento em: "como poderemos ajudar nossos irmãos e nossa sociedade, a formar uma sociedade melhor com o conhecimento que acabamos de obter?". Idéias e conhecimentos eram trocados, para formação de pensamentos e atitudes em prol de uma sociedade mais justa e fraterna, sempre com o pensamento no irmão. A cada parágrafo lido vimos o sentimento de sede e justiça em ouvir e se deparar com injustiças e maus tratos para com nossa irmã natureza e até mesmo, para conosco. A cada encontro, saímos cheio do espírito de fraternidade em busca de uma sociedade do "bem viver" vista por Francisco.


Em nossas dinâmicas, buscávamos enfatizar a busca da fraternidade e do amor ao próximo, com base no tema que nos foi dado. Com os temas dados: "MINERAÇÃO, DIREITOS, PÓS-EXTRATIVISMOS E FRATERNIDADE", conseguimos expor nossas idéias e buscar formas de conscientizar a nós e aos outros para "abrirmos os olhos" e enxergarmos o mal que estamos fazendo aos nossos irmãos.
Temos que entrar em comum acordo, para começar a despertar o FRANCISCO que à dentro de nós, e começarmos a defender nossos irmãos que não conseguem por si só se defender dessa sociedade capitalista que tanto nos oprime e nos afasta cada vez mais de nosso dever fraterno, para com nossos irmãos, com suas tecnologias e alegrias passageiras, por termos. Fomos muito abençoados e agraciados por termos o privilégio de conhecer e saber mais de cada um desses temas. Esperamos que com esse conhecimento que nos foi dado, possamos transformar esse mundo cheio de individualismo, para um mundo mais fraterno e com o devido cuidado para com nossa irmã e mãe natureza.

 PAZ E BEM!!!
FRATERNIDADE FILHOS DE ASSIS
VIGIA DE NAZARÉ-PARÁ




Comentários

Postagens Mais Vistas

Mensagem ao dia de São Francisco de Assis

FBJ e Eleição em Capanema-Pa e FBJ em Primavera-Pa

I ENCONTRO DE ANIMADORES FRATERNOS DO REGIONAL NORTE II, PARÁ/LESTE E AMAPÁ.